segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Panda Gigante




Nome vulgar: PANDA GIGANTE



Classe: Mammalia



Ordem: Carnivora



Família: Ursidae



Nome científico: Ailuropoda melanoleuca



Nome inglês: Panda




Distribuição: Sul da ChinaHabitat: Florestas de bambu da região montanhosa da China, em altitudes de 1500 até 3000 metros.Hábitos: Alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu.Comprimento: até 1,5 mPeso: até 160 kgÉpoca reprodutiva: o acasalamento ocorre na primavera e no inverno nascem dois filhotesGestação: 7 a 9 mesesNº de filhotes: 02Peso dos filhotes: 02 kgAlimentação na natureza: quase exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambus. O pouco valor alimentício do bambu obriga-os a comer o dia inteiro. Algumas vezs pegam um peixe ou um pequeno mamífero.Causas da extinção: Hoje existem apenas 1.000 desses animais no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros. A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (sua base alimentar), o excesso de burocracia, ineficiência e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção. Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima.
Eles não hibernam e passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental. Alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam à boca com as patas dianteiras.
As fêmeas têm um único período fértil por ano e a cada gravidez elas conseguem gerar apenas dois filhotes, que estão sujeitos a acidentes fatais quando ainda pequenos. Não é raro a mãe sufocar o filho por excesso de carinho, ou então esmagá-lo ao adormecer distraidamente sobre ele. Ao nascer, o panda mede somente 10 centímetros e pesa menos de 100 gramas.
Embora tenha um sistema digestivo preparado para o consumo de carne, o panda se alimenta exclusivamente das folhas e do talo do bambu, ficando até 14 horas seguidas sentado, consumindo de 12 a 14 kg da planta. Talvez por isso a espécie tenha uma existência solitária, se reunindo em grupos ocasionalmente ou no período de fertilidade das fêmeas, que se estende por apenas três dias.
Vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou fendas de rochas. O panda tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário