quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gato dos Pampas


NOME COMUM: Gato dos pampas

NOME EM INGLÊS: Pampas Cat, Grass Cat

NOME CIENTÍFICO: Felis colocolo

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:

Comprimento: 60 cm (sem a cauda)

Comprimento da cauda: 25 cm

De todos os felinos que habitam a América do Sul, o gato dos pampas é o que mais se assemelha aos gatos domésticos. É assim chamado por viver mais comumente em lugares abertos, pastos com capim alto e poucas árvores. Sua pelagem comprida e suave é geralmente pardo esverdeada com manchas mais escuras em faixas oblíquas, formando anéis na cauda. É o único felino selvagem que possui as orelhas pontudas, diferentes das dos outros gatos, que as têm arredondadas.
O habitat do gato dos pampas se estende desde o Sul da Patagônia, por quase toda a Argentina, Chile, peru e Equador. No Brasil atinge o Estado de Mato grosso do Sul, onde é encontrado em todo "chapadão".
O gato dos pampas é de hábito noturno, como a maioria dos felinos. Possui unhas relativamente curtas, o que indica a sua propensão de andar no chão, mas, se assustado ou perseguido, sobe em qualquer árvore. Alimenta-se de pequenos mamíferos e aves. A fêmea dá à luz de 1 a 3 filhotes, geralmente no oco de uma árvore. O gato dos pampas é animal seriamente ameaçado de extinção. Alguns zoólogos o classificam como pertencente ao gênero Lynchailurus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário